quinta-feira, 17 de junho de 2010

Despedidas

O ano lectivo tem um ritmo próprio. No início é preciso preparar tudo, diagnosticar os alunos, planificar o trabalho. Depois, levamos todo o ano a trabalhar juntos, a construir uma relação, a conhecermo-nos mutuamente. E quando o final do ano lectivo chega, é difícil despedirmo-nos dos alunos.
Agora que finalmente os percebemos, sabemos quando estão tristes ou alegres, sabemos das suas dificuldades, enternecemo-nos com as suas conquistas, conseguimos imaginar os homens e mulheres em que se vão tornar, agora é tempo de dizer adeus.
Agora que eles já sabem o que nos irrita, percebem porque nos zangamos, vêem para além dos sermões que lhes passamos, conhecem os nossos defeitos e virtudes e respeitam o que tentamos fazer, agora é tempo de dizer adeus.
E, mesmo se o adeus é mais um até para o ano, custa um bocadinho. Porque eles são uma parte importante da nossa vida, porque são a razão do que fazemos, porque aprendemos com eles todos os dias.

Para os "meus meninos" ficam as palavras de Richard Bach:

“Não te entristeças com as despedidas. O adeus é necessário antes de nos reencontrarmos de novo. E um reencontro, após uns momentos ou após a vida inteira, é sempre certo para os que são amigos.”

YOU ARE THE BEST!

Sem comentários: