sábado, 1 de outubro de 2011

O trabalho de grupo

O meu filho de 8 anos tem, pela primeira vez, um trabalho de grupo para fazer. Não me lembro se quando andei na escola primária também fiz trabalhos de grupo, mas parece-me um bocadinho cedo para dar pôr duas crianças a fazer um trabalho sobre a sua localidade (história e receitas típicas), que deve ser apresentado em powerpoint. É verdade que os miúdos levaram o "magalhães" várias vezes para a escola o ano passado, e até fizeram uma apresentação em powerpoint, mas não me parece que tenham treinado a pesquisa de informação na internet ou a elaboração de apresentações em powerpoint de modo a que consigam fazer isso sozinhos.Na verdade, parece-me um trabalho que depende mais dos pais (e da sua capacidade para usarem a internet e o powerpoint) do que dos miúdos. E tenho a certeza que em muitos casos serão mesmo os pais a fazer o trabalho. Cá em casa, como queremos ser mais pedagógicos (e depois de uma discussão entre a minha abordagem - ficar com eles e ir orientando o trabalho - e a do marido - deixá-los sozinhos para ver como se desenvencilham e esperar que venham pedir ajuda), o marido está lá em cima no quarto a tentar que eles façam a pesquisa. Depois digo como correu.

Sem comentários: