quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Humanidades?! Isso serve para quê?

Há vinte anos atrás quando fui para o 10º ano e escolhi humanidades, disseram à minha mãe: "Tão boa aluna e vai para humanidades... é uma pena!". Uma pena porquê? Porque humanidades é a área de quem não sabe fazer nada? Porque tem poucas saídas? Porque não há empregos? Nessa altura (como agora, vejam lá o pouco que as coisas mudam) eram esses os argumentos de quem nos queria dissuadir de ir para humanidades. Pior ainda. Não fui para humanidades para depois seguir direito (que sempre é uma profissão respeitável). O que eu queria mesmo era ir para letras e, desgraça das desgraças, queria ser professora.
Ao fim destes anos todos, continuo convencida que fiz a opção correcta. E agradeço aos meus pais o facto de me terem deixado escolher sem pressões. Mas, olhando os meus alunos, preocupa-me que se continuem a usar os mesmos argumentos com eles. Sobretudo se forem os professores a usá-los. Com que direito podemos nós (pessoas adultas com algum poder de influência sobre eles) dizer-lhes que é um desperdício ir para humanidades. Pessoalmente, parece-me que é um desperdício ir para uma área de que não se gosta só porque tem "mais saídas", em vez de aprender coisas que nos dão prazer e investir nisso. É que no futuro não vai existir isso do emprego para a vida inteira e, portanto, a nossa formação inicial será só o ponto de partida para a vida profissional. E se um curso superior já não dá garantias de emprego, mais vale fazer um que pelo menos nos dê gosto.
Nem quero pensar na sociedade que teremos se todos os alunos com vocação para as humanidades (sim, porque há muitos que só lá estão para fugir à matemática), optarem por outras áreas. A nossa sociedade precisa de médicos, economistas e engenheiros, mas também precisa de historiadores, críticos literários, linguistas...
A todos os alunos de humanidades que seguiram a sua vocação, obrigada por não desistirem dos vossos sonhos. E boa sorte.

2 comentários:

Unknown disse...

Nunca te dão um desejo sem te darem ao mesmo tempo o poder de o realizares.

Richard Bach

Rita Silva Avelar disse...

Até me sinto melhor. É realmente uma pena que seja assim, que se pense dessa forma. Pior ainda é ir para uma humanidades a pensar que "se faz na boa, é só para passar de ano" como alguns dos meus colegas afirmaram. Enfim...eu não me arrependo.

Beijos