sábado, 7 de junho de 2008

Força, Portugal!



Em qualquer sítio do mundo, se dissermos que somos portugueses a reacção é logo: "Ah sim! Eusébio! Figo! Cristiano Ronaldo!" (consoante a idade do nosso interlocutor). Apesar de sermos bons noutras coisas (vejam-se as vitórias de Vanessa Fernandes no triatlo, os trabalho de investigação dos nossos cientistas ou o sucesso de algumas empresas na tecnologia de ponta, para dar só três exemplos), o futebol continua a ser o nosso cartão de visita.
Não sou grande fã de futebol e confesso que tenho dificuldade em perceber o histerismo à volta da selecção: os directos para saber o que comeram os jogadores ao pequeno-almoço, os passeios do treinador, ou as entrevistas aos adeptos que tentam obter um autógrafo. Enfim, o folclore que envolve estas coisas.
Ainda assim, logo à noite estarei em frente à televisão a ver o jogo e a torcer pelos nossos jogadores. É que quando vemos a selecção sentimo-nos um pouco mais portugueses, unidos num desígnio comum que parece faltar-nos em tantas outras situações.
"Força, Portugal!"

Sem comentários: