quarta-feira, 11 de junho de 2008

Procura-se alguém para partilhar uma solidão


Quando é que estamos sozinhos? Quando ninguém nos procura? Quando nos encontramos no meio da multidão e ninguém nos vê? Quando as pessoas com quem convivemos não entendem o que pensamos? Quando achamos que mais vale calarmo-nos do que falar?
Um cínico diria que estamos sempre sozinhos. Não sou assim tão cínica. Embora veja como as pessoas vivem cada vez mais sós, dominadas pelo individualismo, pressionadas pelo sucesso e pela felicidade que a sociedade lhes exige, incapazes de ver os outros e ignoradas pelos outros. Muitas vezes abandonadas.
Reconheço que a solidão é uma parte importante das nossas vidas e que nos momentos cruciais nos encontramos sós perante nós mesmos. Sei que é necessária alguma solidão para sabermos quem somos e nos tornarmos mais fortes. Acredito, no entanto, que num mundo tão grande existem uma ou duas pessoas que nos entendem e não nos deixam sós. Mesmo quando nos sentimos sós. E que vale a pena procurá-las.

1 comentário:

Rita Silva Avelar disse...

Não posso deixar de concordar. Se soubermos que não estamos nunca sozinhos, é mais fácil, sim. Vivemos num mundo em que tudo gira à nossa volta, sem olhar aos outros. Há apenas raras pessoas que "reparam" em nós, que nos entendem sem nós pedirmos, que sabem olhar-nos a alma e compreender o que sentimos sem lho exigirmos. É a essas pessoas que devemos uma grande parte da nossa simples felicidade.

Belo post :)