domingo, 10 de agosto de 2008

Ó tempo volta para trás

"Everyone lives in his own castle," said Maude, "but that's no reason not to lower the drawbridge and go out on visits (...) Still, in another sense, you can always jump the wall and sleep out under the stars.”
“Maybe” Harold said. “But that takes courage. Aren’t you afraid?”
“Of what? The known I know; and the unknown I’d like to find out. Besides, I’ve got friends.” (Collin Higgins)

Um destes dias, andava eu a arrumar papéis e encontrei a minha pasta de final de curso. Há anos que não lhe mexia, mas encontrá-la despertou uma vaga de saudade. Sentei-me a ler as fitas escritas por pessoas que não vejo há mais de dez anos e a pensar no muito que a minha vida mudou nestes anos. Gostava de rever aquela gente, não para comparar os (in)sucessos das nossas vidas actuais, mas para recordarmos juntos os anos em que éramos jovens e o tempo tinha outro valor.
E isto traz-nos à citação acima transcrita. Foi escrita pela minha melhor amiga daqueles anos de faculdade. Ainda somos amigas, mas é diferente. Nós mudámos e, é sabido, com o casamento e as crianças, as amizades mudam também. Tenho saudades daquilo que éramos naquele tempo, dos risos e lágrimas partilhados, das aventuras e dos segredos. Olho para nós agora e sei que o tempo para descobrir o desconhecido começa a escassear. Estamos a ficar velhas, Maria.

Sem comentários: