terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Casamento? Porquê?

Três perguntas sobre o casamento:
1. O que é o casamento?
2. Por que é que as pessoas se casam?
3. Assinar um papel faz diferença na vida das pessoas?

Três possíveis respostas às perguntas anteriores:
1. O casamento é um contrato civil entre duas pessoas adultas e livres que decidem partilhar as suas vidas e constituir uma família.
2. As pessoas casam-se porque acreditam que vão ficar juntas e querem legitimar o amor que sentem.
3. Sim. Assinar o papel significa assumir perante a sociedade a decisão de serem um casal e tem uma carga simbólica e legal que faz com que a separação seja mais ponderada.

Sei que as respostas as estas perguntas não são consensuais. Mas foi nelas que pensei ontem durante o debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. E, olhando para as respostas, não há como ser contra. Assumo que já tive dúvidas, mas o respeito que me merecem a liberdade de cada um e o direito a amar, não me permitem ouvir certas afirmações sem me arrepiar. A sociedade mudou, as famílias mudaram, não há como voltar atrás. A questão no casamento não será tanto o sexo dos membros do casal, mas o seu grau de comprometimento ao projecto de vida comum, e nisso já vimos que os casais heterossexuais não se andam a sair lá muito bem. O direito ao casamento é legítimo, depois veremos se querem exercê-lo e como.

1 comentário:

Miguel disse...

Concordo plenamente. As pessoas deviam preocupar-se mais com os seus problemas e deixar de ver problemas onde não existem. Para mim, o casamento é um direito de cada cidadão seja ele hetero ou não.