segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ainda não sei

Anos a querer ser professora. Anos a não desistir do entusiasmo de ensinar, do sonho de ser diferente e fazer a diferença. Anos a sorrir quando me diziam que ia perder essa força com o tempo e a responder “talvez”, e a dizer para mim própria que isso nunca iria acontecer. Anos a entrar na escola e sentir-me feliz por “estar em casa”. Anos de arrepiar os cabelos, de pensar que não vou aguentar e depois a aguentar porque, apesar de tudo, gosto daquilo. Anos, anos, anos de escola... e agora vou-me embora?

Pergunta: Se me for embora ainda serei professora?
Resposta: Não sei.

Pergunta: Se não for professora, ainda serei eu?
Resposta: Não sei.

Pergunta: Partir é uma forma de me salvar ou apenas de fugir?
Resposta: Não sei.

Pergunta: Que sabes?
Resposta: Ainda não sei.

1 comentário:

N R disse...

Acho que só se deixa de ser professor quando se deixa de ter vontade ensinar, vontade de ver algum aluno progedir, vontade de ajudar quem tem dificuldades. Nunca o cansanço deverá ser a razão, ou pelo menos a principal. Mas a verdade é que isto são ideias dum jovem 18 anos que sempre esteve do outro lado mas que um dia não se importava de trocar de papeis.
Continua